fbpx

Xadrez no BRAVAMALL

Xadrez no BRAVAMALL
Xadrez no BRAVAMALL

Se você se interessa por xadrez, chegou a hora de curtir a novidade que nós e a @PlaySports.Oficial trouxemos:

Um tabuleiro gigante para você se divertir, no nosso primeiro piso em frente a entrada principal! ♟

 

Todos podem jogar, e para quem ainda não sabe as regras, ou quer uma refrescada na memória, segue uma guia básica: REGRAS BÁSICAS DO XADREZ

O objetivo do jogo é dar o xeque-mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com uma captura inevitável. Entretanto, os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate: existem várias formas de um jogo terminar em um empate.

 

Condução do jogo:

  • O jogador com as peças brancas inicia a partida e então os movimentos são alternados.
  • O jogador é obrigado a realizar um movimento não sendo possível passar a vez mesmo que isso seja desvantajoso.
  • A partida continua até que um jogador aplique o xeque-mate, isto é, ameace a captura do Rei adversário de tal modo que este não consegue escapar ou impedir o ataque, ou um dos jogadores abandone a partida, ou o empate seja declarado. 
  • Se um jogo é disputado sob o controle do tempo, o jogador que exceder seu tempo automaticamente perde.

 

Movimento e captura das peças:

  • Todas as peças (com exceção do cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio de ação limitado pelas outras peças, amigas ou inimigas.
  • Caso uma peça amiga esteja em seu caminho, você não poderá parar na casa desta peça amiga, ou em qualquer outra casa que, para chegar nela, deve passar pela casa ocupada.
  • No caso de uma peça inimiga, ainda não é permitido chegar em uma casa passando pela casa ocupada, porém, é possível capturar a peça adversária, removendo-a de jogo e posicionando a peça captora na casa que a peça inimiga ocupava.

 

O movimento de cada peça:

  • A Torre se movimenta nas direções ortogonais, isto é, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover pelas diagonais. Ela pode mover quantas casas desejar pelas colunas e linhas, porém, apenas em um sentido em cada jogada.
  • O Bispo se movimenta nas direções diagonais, ou seja, na direção das casas da mesma cor. Ele pode mover quantas casas desejar pelas diagonais, porém, apenas em um sentido (cada jogada), existe o bispo da casa preta e o bispo da casa branca, e os mesmos não podem mudar de cor durante o jogo.
  • A Dama é a peça mais poderosa, pois pode movimentar-se quantas casas quiser ou puder, na diagonal, vertical ou horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada, a dama (ou rainha) anda com os movimentos de todas as outras peças (exceto o cavalo), andando quantas casas quiser.
  • O Rei pode se mover em todas as direções, somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.
  • O movimento do Cavalo é em “forma de L”, ou seja, anda duas casas na horizontal ou vertical e depois uma casa na vertical ou horizontal, ou vice-versa. O cavalo pode saltar sobre qualquer peça sua ou do adversário. A captura ocorre quando uma peça adversária se encontra na casa final do movimento realizado pelo cavalo.
  • O Peão move-se em coluna (vertical) somente para a frente e uma casa, nunca para trás. Quando um peão alcança a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) ele é promovido, tornando-se uma Torre, Bispo, Cavalo ou Dama, conforme o desejo do jogador.

 

Cada peão, em seu primeiro movimento, pode optar por mover uma ou duas casas, desde que exista esta opção (casas livres à sua frente). O movimento de captura do peão é diferente da forma com que ele se movimenta, ou seja, a captura é feita em diagonal, podendo capturar a peça que se encontra na diagonal próxima. 

Se um peão encontrar uma peça adversária à sua frente, ele ficará impedido de se mover até que apareça uma peça adversária em sua diagonal para ser capturada.

 

Término da partida:

Existem dois modos de vitória durante uma partida de Xadrez:

  • Adversário desistir ou abandonar o jogo.
  • Xeque-mate no rei adversário

Embora seja costume de muitos jogadores, o aviso do xeque, diferente de como alguns pensam, não é de forma alguma obrigatória. É obrigação do jogador perceber que seu rei está sendo ameaçado, pois o objetivo principal do jogo é atacar o rei adversário, procurando proteger o seu.

Uma partida é considerada empatada, quando:

  • O jogador ao qual cabe o lance não puder realizar nenhuma jogada, com o rei ou qualquer outra peça, o seu rei não tiver opção de movimento e não se encontrar em xeque.
  • Um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.
  • Nenhum dos jogadores contar com material suficiente para dar xeque-mate no adversário. (É considerado material insuficiente dois reis sozinhos, o rei e um bispo, o rei e um cavalo ou o rei e dois cavalos contra um rei sozinho). 
  • Ocorrer um xeque-perpétuo, em que um jogador pode ficar permanentemente colocando o rei do outro em xeque, não importa o que o outro faça, sem que o jogador manifeste intenção de jogar diferentemente.
  • Uma dada posição ocorrer três vezes durante uma partida. Isto implica repetir a posição das peças, o lado a fazer o lance, e os lances possíveis.

Qualquer jogador pode abandonar a qualquer tempo e o oponente vence a partida. Isto acontece normalmente quando o jogador acredita que muito provavelmente irá perder a partida.

 

Entendeu um pouco melhor sobre como o jogo funciona? Então vem jogar com a gente!

[adaptação Wikipédia]

Publicado em 27 maio, 2021

Posts relacionados