fbpx

Livraria aposta até em perfumes nos livros para atrair leitores

Livraria aposta até em perfumes nos livros para atrair leitores
Livraria aposta até em perfumes nos livros para atrair leitores

Espaço também tem agenda de atividades como saraus, exposições e oficinas para “provocar sentidos”

Cerca de 7,5% foi o crescimento registrado nos três primeiros meses de 2022 no volume de livros vendidos no Brasil comparado com o mesmo período o ano passado, com receita gerada em torno de R$ 662 milhões, segundo dados divulgados por meio do Sindicado Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Apesar de, segundo pesquisas, o Brasil estar ainda distante do ranking mundial de público que mais lê, a percepção é que o cenário está se desenvolvendo. Prova disso foi a lotação durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em julho, com ingressos esgotados e com visitas de cerca de 660 mil pessoas.

Em Santa Catarina, acaba de inaugurar o espaço “multicultural”: a | livraria de mais de 150 m2 de área e que abriu as portas no início de julho com cerca de 2 mil exemplares de várias categorias (autoajuda, história, sociologia, vendas, negócios, romance, infantil e juvenil, poesia e outros).

Estão disponíveis desde os clássicos de Machado de Assis, Richard Bach e Paulo Nagai, passando pelas famosas coleções como as de JK Rowling até títulos de Dostoiévski. a | livraria está localizada no BravaMall, shopping da famosa Praia Brava no município catarinense de Itajaí, vizinha de Balneário Camboriú, e que recebe público das mais diversas partes do país e do exterior.

Entre as inovações, já no período do lançamento, está a “aromaterapia nos livros”. Segundo a fundadora e empresária Miriam Pinheiro, essências estão sendo desenvolvidas para vários tipos de gêneros. “Aromas que remetem amor, tranquilidade, criatividade e outros sentimentos serão borrifados e direcionados para o tema específico do livro. É o despertar dos sentidos”, anuncia.

“É perceptível que o comportamento do público brasileiro tem mudado nos últimos anos, especialmente com a pandemia. As pessoas estão buscando por mais qualidade de vida tanto em termos físicos quanto culturais e psicológicos. A leitura, além de um meio fantástico de diversão, te ensina ou te transporta para cenários diferentes, mexe com o imaginário e com variados sentidos. O ato de pegar, de ‘folhear’, de cheirar, por exemplo, também faz parte da experiência”, diz Miriam Pinheiro, idealizadora e fundadora do espaço.

Amante da leitura, Miriam é empresária de sucesso reconhecida internacionalmente pelos trabalhos impecáveis no ramo de construção civil e designer de interiores conectada com arte. É especialista em psicologia, poeta e escritora e tem como propósito difundir, compartilhar conhecimentos e valorizar a cultura e os talentos locais.

“Queremos trazer ao Brasil muito mais do que uma loja de livros. Trata-se de um espaço para compartilhar. Já estamos planejando uma agenda com inúmeras atividades envolvendo público de várias faixas etárias como: lançamentos de livros, aulas de pintura em tela, saraus, projetos sociais, clubes sobre cinema e música e outros. Neste ambiente, inclusive, também estilizamos um piano antigo que chama a atenção. Pintamos o piano de verde oliva, fora do usual, com o objetivo de ambientar a arte, e também oportunizar que o público toque, aprenda e se encante com a música, o som”, afirma Miriam.

Segundo ela, o objetivo também é valorizar os artistas locais, o talento brasileiro, com a promoção de mostras, oficinas, lançamentos e apresentações. “Tudo o que é ligado à arte é muito bem-vindo. Desejo que as pessoas possam utilizar o espaço e compartilhar cultura e informações. É um celeiro de oportunidades”, complementa.

 

Serviço:
a | livraria
Funciona diariamente das 11h às 22h.
Endereço: BravaMall, R. Delfim Mário de Pádua Peixoto, 500 – Praia Brava, Itajaí – SC
Instagram: @a.livraria.bravamall

Publicado em 17 ago, 2022

Posts relacionados